em , ,

Fórmula para as Prestações do SAC em R

Em continuidade ao artigo anterior que tratou da tabela SAC para o financiamento de um bem, vamos analisar graficamente os valores de juros e prestações obtidos no exemplo usado, bem como derivar uma fórmula simples para o cálculo dos juros e prestações.

Considerando a mesma notação empregada na calculadora financeira HP 12C, define-se:

  • n é o prazo de financiamento;
  • i é a taxa de juros (na HP 12C, deve-se multiplicar por 100);
  • PV é o valor presente (valor do empréstimo);
  • PMT é o valor da prestação mensal.

O valor da prestação mensal é obtido pela composição de juros e amortização.

Assim, para o exemplo usado no artigo anterior, tem-se:

  • n = 120
  • i = 0,0056541
  • PV = 120000,00

Os dados desse financiamento foram salvos em arquivo sac.csv, conforme o script SAC.R. A leitura deste arquivo é feita no Script SAC_regress.R, que é fornecido com este artigo.

Nas linhas 4-5, recupera-se os valores de juros e das prestações mensais. A função plot() é chamada nas linhas 8-10 para geração de uma área de plotagem. Os valores dos juros e das prestações são representados nas linhas 11-12, por meio da função points(). O resultado da representação gráfica se encontra na Figura 1.

Figura 1: Representação gráfica das prestações e juros do financiamento exemplo.

As retas obtidas mostram uma relação linear negativa a uma taxa constante. Observe-se que as duas retas são paralelas. Tendo em vista a relação linear, pode-se determinar os coeficientes das retas de regressão, que pode ser feito em R com o uso da função lm(), conforme as linhas 13 e 23. Os coeficientes aplicados na reta de regressão podem ser usados para se calcular os juros ou as prestações, de acordo com a equação:

Nesta equação, a é o intercepto (valor no eixo y, quando x é zero) e b o coeficiente angular da reta ou a taxa de variação. Os coeficientes obtidos tanto para os juros como para as prestações são listados na Tabela 1.

VariávelInterceptoTaxa de variação
Prestação1684,152-5,654
Juros684,152-5,654

Com relação aos interceptos, verifica-se que a diferença é igual ao valor da amortização mensal (R$ 1000,00). Os interceptos correspondem aos valores no mês zero. A taxa de variação nada mais é que a amortização multiplicada pela taxa de juros mensal, com o sinal trocado. Pode-se calcular o intercepto da reta dos juros como:

A taxa de variação b é simplesmente:

O intercepto da reta das prestações é:

Se o Leitor fizer as contas, irá verificar que existe uma pequena diferença de 0,006 devido aos arredondamentos (juros e prestações foram salvos no arquivo sac.csv com apenas duas decimais).

Assim, para se calcular o valor dos juros ou da prestação em um determinado mês basta aplicar a fórmula:

Por exemplo, para o décimo mês do financiamento, tem-se:

Dessa forma, pode-se calcular a prestação para qualquer mês dentro do prazo de financiamento. Este artigo mostrou novamente como o conhecimento de uma linguagem de programação pode ser útil para resolver cálculos em matemática financeira.

Obs.: Lembrando que o script utilizado pode ser visualizado e baixado

Próximo artigo

No artigo seguinte, mostraremos como uma amortização extra pode alterar o prazo ou as prestações.

Escrito por Jorge Kazuo Yamamoto

Prof. Dr. Jorge Kazuo Yamamoto, fundador da Geokrigagem, é geólogo, foi pesquisador do IPT e docente do Instituto de Geociências da USP, onde se aposentou como Professor Titular do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental. Atualmente, atua como Professor Sênior do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo – Escola Politécnica – USP. É responsável pela disciplina “Métodos geoestatísticos” na Pós-Graduação do IPT – Investigação do subsolo: Geotecnia e Meio Ambiente. Dedica-se ao ensino de geoestatística, com ênfase no desenvolvimento de algoritmos e pesquisa de novas aplicações, tais como: variância de interpolação, cálculo da variância global de depósitos minerais e correção do efeito de suavização da krigagem. Ultimamente, seu interesse está voltado para o ensino e divulgação da linguagem R.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Script – Como Calcular Financiamento pelo SAC em R

Script: Cálculo de variogramas experimentais para dados com distribuição irregular: parte 1