em , ,

R na prática – Parte 30

Gráficos em R

1.3.10  Função image()

Esta função gera um mapa imagem em que as células são representadas por retângulos, cujas cores dependem do valor da variável. O mapa imagem é o tipo mais comum para visualização da variação espacial de valores.

Trata-se de recurso muito utilizado em geoestatística para ilustrar os resultados de estimativas e simulações estocásticas. A função image() e seus argumentos se encontram na Tabela P30.1.

Tabela P30.1: Descrição da função image() e seus argumentos.

No Script P30.1, tem-se o código para obtenção do mapa imagem com os dados de topografia do conjunto de dados “volcano” (Figura P30.1).

Como se pode verificar no resultado gráfico, praticamente não há diferença com o produto gerado pela função filled.contour() da linguagem R. Observe-se que o código desse script contém apenas duas linhas, sendo que em apenas uma linha é possível obter o resultado.

Este é um exemplo de uma função de alto nível que gera um resultado muito bom. Considerando ainda que a figura pode ser enriquecida com detalhes, por meio das funções de baixo nível que podem auxiliar a interpretação do gráfico.

Próximo artigo

Em continuidade à representação gráfica de matrizes de dados 2D, iremos tratar da função persp(), da linguagem R, para fazer a projeção em perspectiva.

Jorge Kazuo Yamamoto

Escrito por Jorge Kazuo Yamamoto

Prof. Dr. Jorge Kazuo Yamamoto, fundador da Geokrigagem, é geólogo, foi pesquisador do IPT e docente do Instituto de Geociências da USP, onde se aposentou como Professor Titular do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental. Atualmente, atua como Professor Sênior do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo – Escola Politécnica – USP. É responsável pela disciplina “Métodos geoestatísticos” na Pós-Graduação do IPT – Investigação do subsolo: Geotecnia e Meio Ambiente. Dedica-se ao ensino de geoestatística, com ênfase no desenvolvimento de algoritmos e pesquisa de novas aplicações, tais como: variância de interpolação, cálculo da variância global de depósitos minerais e correção do efeito de suavização da krigagem. Ultimamente, seu interesse está voltado para o ensino e divulgação da linguagem R.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Script – Parte 29.2 (Série R na Prática)

R na prática – Parte 31