Instalação e desinstalação de pacotes
Dando sequencia ao artigo anterior, os pacotes representam um conjunto de funções e dados disponibilizados pela comunidade no sistema colaborativo, que caracteriza a linguagem R. Atualmente, existem 16159 pacotes para download no CRAN (https://cran.r-project.org/web/packages/, acessado em 24/08/2020).
Como se pode verificar, há uma quantidade imensa de pacotes para as mais diversas aplicações. Esses pacotes são intensivamente testados pela comunidade e, portanto, extremamente confiáveis. Para fazer a instalação de um pacote, clique em “Pacotes” na barra de menu e, em seguida, clique em “Instalar pacote(s)…”.
Então, como exemplo, considere instalar o pacote chamado “moments”, que permite calcular os momentos de 3ª e 4ª ordens em torno da média. Pode-se fazer a instalação diretamente do console ou usando um script e executando a linha, como segue:
Para instalação do pacote, deve-se escolher o repositório, solicitado pelo R como “CRAN mirror”. Um espelho é um sítio de distribuição do software, que tem todas as cópias da biblioteca, código fonte e documentação (https://www.quora.com/What-is-the-CRAN-mirror, acessado em 06/04/2020). Uma grande lista de sítios é mostrada como “CRAN mirrors”, dos quais deve-se selecionar aquele mais próximo de sua localização. No exemplo (Figura 2), pode-se escolher “Brazil (SP-1) [https]”. O resultado da instalação pode ser visto no console, como mostrado no quadro script/console, que indica ainda o diretório de instalação do pacote. Doravante, as figuras e tabelas desta série passarão a ser numeradas sequencialmente.
Muitas vezes, acontecem erros inesperados com pacotes instalados. Por exemplo, no pacote ggplot2, ao tentar executar um código pode surgir um erro que a função ggplot() não foi encontrada. Esse erro não poderia acontecer, pois o pacote estaria instalado, mas por motivos desconhecidos o erro ocorre. Então, deve-se remover o pacote e depois fazer a instalação, conforme segue:
Não há nenhuma necessidade de se instalar ou atualizar o R novamente devido ao erro mencionado.
Considerando a instalação do pacote “moments”, vamos usá-lo pela primeira vez, por meio dos seguintes comandos (lembrando que estão em vermelho e seguido do sinal de prompt >):
Nesse script, usa-se este pacote para calcular os momentos de 3ª e 4ª ordens de uma distribuição de frequências. Tal distribuição foi gerada a partir de 50 valores aleatórios conforme uma distribuição normal com média zero e desvio padrão um (default da função rnorm). Os resultados obtidos estão em azul. Nesse caso, a assimetria foi igual a -0,66 e a curtose 3,41. Observar que usamos um comando set.seed(1) que define a semente para a geração aleatória. Sem este comando, qualquer execução do script geraria números diferentes. Você poderá conferir isso executando esse script.
Próximo artigo
No artigo seguinte, vamos falar sobre comandos básicos e essenciais em R. Começando, vamos ver os comandos de atribuição usados em R. Veja um exemplo de dois comandos de atribuição (= e <-):
Um Comentário
Deixe uma respostaOne Ping
Pingback:R na Prática – parte 3 – Elementos de Programação em Linguagem R