em , ,

R na prática – Parte 2 – Elementos de Programação em Linguagem R

Instalação e desinstalação de pacotes

Dando sequencia ao artigo anterior, os pacotes representam um conjunto de funções e dados disponibilizados pela comunidade no sistema colaborativo, que caracteriza a linguagem R. Atualmente, existem 16159 pacotes para download no CRAN (https://cran.r-project.org/web/packages/, acessado em 24/08/2020).

Como se pode verificar, há uma quantidade imensa de pacotes para as mais diversas aplicações. Esses pacotes são intensivamente testados pela comunidade e, portanto, extremamente confiáveis. Para fazer a instalação de um pacote, clique em “Pacotes” na barra de menu e, em seguida, clique em “Instalar pacote(s)…”.

Então, como exemplo, considere instalar o pacote chamado “moments”, que permite calcular os momentos de 3ª e 4ª ordens em torno da média. Pode-se fazer a instalação diretamente do console ou usando um script e executando a linha, como segue:

script 1

 Para instalação do pacote, deve-se escolher o repositório, solicitado pelo R como “CRAN mirror”. Um espelho é um sítio de distribuição do software, que tem todas as cópias da biblioteca, código fonte e documentação (https://www.quora.com/What-is-the-CRAN-mirror, acessado em 06/04/2020). Uma grande lista de sítios é mostrada como “CRAN mirrors”, dos quais deve-se selecionar aquele mais próximo de sua localização. No exemplo (Figura 2), pode-se escolher “Brazil (SP-1) [https]”. O resultado da instalação pode ser visto no console, como mostrado no quadro script/console, que indica ainda o diretório de instalação do pacote. Doravante, as figuras e tabelas desta série passarão a ser numeradas sequencialmente.

Figura 1
Figura 2: Opção de instalação de pacotes por meio da barra de menu do R (A) e lista de “CRAN mirrors” para escolha do repositório mais próximo de sua localização (B).

Muitas vezes, acontecem erros inesperados com pacotes instalados. Por exemplo, no pacote ggplot2, ao tentar executar um código pode surgir um erro que a função ggplot() não foi encontrada. Esse erro não poderia acontecer, pois o pacote estaria instalado, mas por motivos desconhecidos o erro ocorre. Então, deve-se remover o pacote e depois fazer a instalação, conforme segue:

script 2

Não há nenhuma necessidade de se instalar ou atualizar o R novamente devido ao erro mencionado.

Considerando a instalação do pacote “moments”, vamos usá-lo pela primeira vez, por meio dos seguintes comandos (lembrando que estão em vermelho e seguido do sinal de prompt >):

script 3

Nesse script, usa-se este pacote para calcular os momentos de 3ª e 4ª ordens de uma distribuição de frequências. Tal distribuição foi gerada a partir de 50 valores aleatórios conforme uma distribuição normal com média zero e desvio padrão um (default da função rnorm). Os resultados obtidos estão em azul. Nesse caso, a assimetria foi igual a -0,66 e a curtose 3,41. Observar que usamos um comando set.seed(1) que define a semente para a geração aleatória. Sem este comando, qualquer execução do script geraria números diferentes. Você poderá conferir isso executando esse script.

Próximo artigo

No artigo seguinte, vamos falar sobre comandos básicos e essenciais em R. Começando, vamos ver os comandos de atribuição usados em R. Veja um exemplo de dois comandos de atribuição (= e <-):

Jorge Kazuo Yamamoto

Escrito por Jorge Kazuo Yamamoto

Prof. Dr. Jorge Kazuo Yamamoto, fundador da Geokrigagem, é geólogo, foi pesquisador do IPT e docente do Instituto de Geociências da USP, onde se aposentou como Professor Titular do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental. Atualmente, atua como Professor Sênior do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo – Escola Politécnica – USP. É responsável pela disciplina “Métodos geoestatísticos” na Pós-Graduação do IPT – Investigação do subsolo: Geotecnia e Meio Ambiente. Dedica-se ao ensino de geoestatística, com ênfase no desenvolvimento de algoritmos e pesquisa de novas aplicações, tais como: variância de interpolação, cálculo da variância global de depósitos minerais e correção do efeito de suavização da krigagem. Ultimamente, seu interesse está voltado para o ensino e divulgação da linguagem R.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

R na Prática – Parte 1 – Elementos de Programação em Linguagem R

R na Prática – parte 3 – Elementos de Programação em Linguagem R