em , ,

R na Prática – Parte 14 – Elementos de Programação em Linguagem R

Comandos de Repetição (laço)

Na linguagem R, os comandos de repetição permitem executar um conjunto de linhas várias vezes (Tabela 13). Por exemplo, uma somatória é o exemplo mais simples que pode ser feito pela execução repetida de um comando.

Cabe lembrar que devido à programação orientada a objetos do R, o uso do comando for() é mais limitado, mas ainda de grande importância na codificação de qualquer algoritmo. A linguagem R proporciona três comandos de repetição: for(), while() e repeat().

Tabela 13: Comandos de repetição.

Os comandos de repetição podem ser representados esquematicamente conforme a Figura 12. As diferenças entre eles são apresentadas na descrição detalhada que se faz a seguir.

Figura 12: Fluxo geral de um comando de repetição.

O exemplo a seguir ilustra o uso e a sintaxe do comando for(), onde se faz a somatória de números inteiros entre 1 e 10 que resulta em 55. Como comentado anteriormente, pode-se usar a programação orientada a objetos, definindo um vetor com valores entre 1 e 10 e depois aplicar a função sum().

script_1

O comando de repetição while() permite executar a mesma somatória de números inteiros entre 1 e 10, como mostra o exemplo. À primeira vista, o comando for() parece mais claro, mas muitas vezes há necessidade de se usar o while(), como se pode ver nos scripts envolvendo a programação de um algoritmo mais complexo.

No comando repeat{}, quando se atinge o máximo predeterminado o processo é interrompido por meio do comando “break” que desvia para o comando seguinte ao repeat{}. O diagrama da Figura 13 mostra como ocorre a parada (break) que faz o desvio para o próximo comando após o repeat{}.

Figura 13: Diagrama esquemático do comando de repetição repeat{}, com destaque do comando de parada (break).

O exemplo a seguir demonstra o uso do comando repeat{} que faz a soma de números inteiros de 1 a 10.

Próximo artigo sobre Linguagem R

Este artigo representa o último da série dedicada aos elementos de programação em linguagem R. foi possível mostrar os comandos e funções mais importantes desta linguagem. Assim, os próximos artigos continuarão apresentando algoritmos específicos em álgebra linear e estatística inferencial.

para acessar todos os artigos anteriores, basta acessar nosso blog em nosso site.

Escrito por Jorge Kazuo Yamamoto

Prof. Dr. Jorge Kazuo Yamamoto, fundador da Geokrigagem, é geólogo, foi pesquisador do IPT e docente do Instituto de Geociências da USP, onde se aposentou como Professor Titular do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental. Atualmente, atua como Professor Sênior do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo – Escola Politécnica – USP. É responsável pela disciplina “Métodos geoestatísticos” na Pós-Graduação do IPT – Investigação do subsolo: Geotecnia e Meio Ambiente. Dedica-se ao ensino de geoestatística, com ênfase no desenvolvimento de algoritmos e pesquisa de novas aplicações, tais como: variância de interpolação, cálculo da variância global de depósitos minerais e correção do efeito de suavização da krigagem. Ultimamente, seu interesse está voltado para o ensino e divulgação da linguagem R.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

R na Prática – parte 13 – Elementos De Programação Em Linguagem R

R – Linguagem de Programação