em , ,

R na Prática – parte 12 – Elementos de Programação em Linguagem R

Operadores

Na linguagem R, assim como em outras linguagens de programação, há os operadores, que podem ser classificados em: aritméticos, relacionais (comparações) e lógicos (Paradis, 2005, p. 25), conforme a Tabela 11.

Tabela 11: Operadores disponíveis na linguagem R (Paradis, 2005, p. 25).

Vamos tratar inicialmente dos operadores aritméticos. Lembrando que a operação é feita diretamente sobre os objetos. Os comandos seguintes executam diversas operações aritméticas entre dois vetores x e y. O Leitor pode conferir os cálculos efetuados.

Script 1

Sobre os mesmos vetores, pode-se aplicar os operadores relacionais:

Script 2

A aplicação dos operadores aritméticos e relacionais pode ser feita sobre dois vetores de comprimentos iguais ou diferentes, desde que o tamanho do maior vetor seja um múltiplo do menor. Os exemplos seguintes ilustram estas situações, sempre fazendo o vetor y duas vezes o vetor x. Aplicando-se os operadores aritméticos:

Script 3

Agora, vamos aplicar os operadores relacionais:

Script 4

A aplicação dos operadores lógicos retorna sempre um valor booleano: TRUE ou FALSE. No exemplo a seguir, tem-se dois vetores numéricos x e y, aos quais se aplicam os operadores lógicos.

Essa operação é feita se substituindo 0 (zero) por FALSE e qualquer número diferente de zero por TRUE, segundo a função as.logical(). Observe-se que os operadores & e | realizam o teste comparando os vetores, elemento por elemento, enquanto os operadores && e || aplicam o teste apenas para o primeiro elemento dos vetores.

Neste script os vetores eram ou numéricos ou lógicos, mas podem ser a mistura desses tipos.

Uma outra maneira de fazer este mesmo procedimento consiste em transformar os vetores numéricos como lógicos, conforme segue:

Script 5

Próximo artigo sobre Linguagem R

Na sequência, o nosso próximo artigo irá tratar dos comandos condicionais, fundamentais na programação em qualquer linguagem de programação.

Para conferir os artigos anteriores sobre Elementos de Programação em Linguagem R , acesse o nosso blog.

Jorge Kazuo Yamamoto

Escrito por Jorge Kazuo Yamamoto

Prof. Dr. Jorge Kazuo Yamamoto, fundador da Geokrigagem, é geólogo, foi pesquisador do IPT e docente do Instituto de Geociências da USP, onde se aposentou como Professor Titular do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental. Atualmente, atua como Professor Sênior do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo – Escola Politécnica – USP. É responsável pela disciplina “Métodos geoestatísticos” na Pós-Graduação do IPT – Investigação do subsolo: Geotecnia e Meio Ambiente. Dedica-se ao ensino de geoestatística, com ênfase no desenvolvimento de algoritmos e pesquisa de novas aplicações, tais como: variância de interpolação, cálculo da variância global de depósitos minerais e correção do efeito de suavização da krigagem. Ultimamente, seu interesse está voltado para o ensino e divulgação da linguagem R.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

R na Prática – Parte 11: Elementos de Programação em Linguagem R

R na Prática – parte 13 – Elementos De Programação Em Linguagem R