em ,

Geoestatística: conceitos e aplicações

O livro “Geoestatística: conceitos e aplicações”

Um divisor d’águas“, no dizer dos autores, que se propuseram a abrir a “caixa preta” da Geoestatística, explicando, com exemplos resolvidos e didática, o passo a passo de seus conceitos e fundamentos, frequentemente considerados áridos e inacessíveis pelos estudantes e profissionais que precisam utilizá-la.

A leitura é essencial?

Com certeza! Para todos aqueles que procuram na Geoestatística um conjunto de instrumentos para resolver problemas concretos na gestão de recursos naturais. […]

Geoestatística: conceitos e aplicações” tem um forte componente pedagógico, conferindo a todos os temas abordados uma clareza de exposição e uma grande preocupação com os detalhes dos formalismos matemáticos e algoritmos. – Prof. Dr. Amilcar Soares – Diretor do Centre for Natural Resources and Environment (Cerena) do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.

Fundamental para todas as etapas de um projeto de mineração, desde a pesquisa mineral até o estudo de viabilidade técnica e econômica, a Geoestatística também é utilizada nos mais modernos softwares para sistemas de informação georreferenciada.

As abordagens no livro

O livro aborda amostragem, inferência espacial e natureza das variáveis aleatórias; cálculo e modelagem de variogramas experimentais; técnicas geoestatísticas de estimativa e interpolação para variáveis aleatórias contínuas e discretas; coestimativas geoestatísticas; e simulação estocástica.

Geoestatística destina-se a estudantes de Geologia, Geofísica, Engenharia de Minas, Agronomia, Oceanografia e Engenharia Florestal, assim como para profissionais e pesquisadores envolvidos na análise de dados geológicos ou georreferenciados.

Dados técnicos:

Autor: Jorge Kazuo Yamamoto, Paulo Milton Barbosa Landim
Páginas: 215
ISBN: 9788579750779
Publicação: 2013
Formato: 21 x 28 cm
Encadernação: Brochura
Edição: 1
Editora: Oficina de Textos

Jorge Kazuo Yamamoto

Escrito por Jorge Kazuo Yamamoto

Prof. Dr. Jorge Kazuo Yamamoto, fundador da Geokrigagem, é geólogo, foi pesquisador do IPT e docente do Instituto de Geociências da USP, onde se aposentou como Professor Titular do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental. Atualmente, atua como Professor Sênior do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo – Escola Politécnica – USP. É responsável pela disciplina “Métodos geoestatísticos” na Pós-Graduação do IPT – Investigação do subsolo: Geotecnia e Meio Ambiente. Dedica-se ao ensino de geoestatística, com ênfase no desenvolvimento de algoritmos e pesquisa de novas aplicações, tais como: variância de interpolação, cálculo da variância global de depósitos minerais e correção do efeito de suavização da krigagem. Ultimamente, seu interesse está voltado para o ensino e divulgação da linguagem R.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

análise geoestatística

Análise Geoestatística