análise geoestatística
em

Análise Geoestatística

A análise geoestatística

Como definir e prever o comportamento espacial de uma variável regionalizada {Z(xi), i = 1, n} coletada em n pontos distribuídos em uma determinada região?

Apresentamos o resumo-gráfico abaixo para ajudar a responder esta questão.

análise geoestatística

Variogramas experimentais e modelagem

O cálculo e a modelagem de variogramas experimentais representam a etapa mais importante do estudo geoestatístico, tanto para fins de estimativas como para simulações estocásticas.

A modelagem é um processo que envolve várias tentativas e no qual a experiência pesa muito. Ela é necessária para ajustar uma função matemática que descreva continuamente a variabilidade ou correlação espacial existente nos dados.

Apenas o cálculo do variograma experimental não serve para esse fim porque há necessidade de interpolação e os pontos irão se apresentar com alguma dispersão, principalmente para distâncias grandes, quando o número de pares de amostras diminui.

Para se aprofundar mais adquira o livro Geoestatística – conceitos e aplicações, o qual traz este assunto bem detalhado, além de toda a teoria essencial para o entendimento da Geoestatística.

Jorge Kazuo Yamamoto

Escrito por Jorge Kazuo Yamamoto

Prof. Dr. Jorge Kazuo Yamamoto, fundador da Geokrigagem, é geólogo, foi pesquisador do IPT e docente do Instituto de Geociências da USP, onde se aposentou como Professor Titular do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental. Atualmente, atua como Professor Sênior do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo – Escola Politécnica – USP. É responsável pela disciplina “Métodos geoestatísticos” na Pós-Graduação do IPT – Investigação do subsolo: Geotecnia e Meio Ambiente. Dedica-se ao ensino de geoestatística, com ênfase no desenvolvimento de algoritmos e pesquisa de novas aplicações, tais como: variância de interpolação, cálculo da variância global de depósitos minerais e correção do efeito de suavização da krigagem. Ultimamente, seu interesse está voltado para o ensino e divulgação da linguagem R.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geoestatística: conceitos e aplicações

Variogramas