Nesta nova série, vamos falar sobre a análise estatística, que tem por objetivo sumariar a informação disponível. Esse texto é uma introdução, o qual será seguido por outros que completam o assunto.
Por que a análise estatística é importante?
A análise estatística é uma etapa importante no processo de avaliação de recursos minerais. Com ela é possível observar rapidamente a distribuição de teores da variável em estudo, bem como verificar o interesse em um futuro aproveitamento do bem mineral.
Esta etapa tem por objetivo sumariar a informação disponível conforme os domínios mineralizados. Na verdade, esta atividade exige a organização dos dados em arquivos digitais, de tal modo que eventuais erros de introdução de dados possam ser detectados. Evidentemente, a análise estatística permite também determinar a presença de elementos indesejáveis no minério, que podem eventualmente inviabilizar o seu aproveitamento econômico.
Os textos que serão publicados em sequência fazem uso de três amostras extraídas de conjuntos completos (populações) apresentando diferentes tipos de distribuição de frequências: simétrica, assimétrica positiva e assimétrica negativa. As amostras compostas por 49 pontos de dados são denominadas normal, positiva e negativa, respectivamente. Estes dados serão disponibilizados nesta publicação, conforme a Tabela 1.
Tabela 1: Amostras aleatórias estratificadas com 49 pontos de dados
extraídas dos conjuntos completos normal.txt, positiva.txt e negativa.txt.
O artigo continuará na próxima semana. Acompanhe!