Neste tutorial usaremos o pacote geoR, que fornece funções para a análise de dados geoestatísticos, bem como o pacote gstat, calcularemos o variograma experimental assumindo que o fenômeno de interesse é isotrópico e também assumiendo a existência de anisotropia. O objetivo do turorial é relacionar-se com os comandos que geoR fornece, para a análise dos dados, instruiremos gráficos diferentes que correspondem às variáveis dos dados jura.pred.
Vamos começar a seção com a instalação do pacote, e depois carregamos geoR no console. Antes de fazer qualquer análise, temos que converter o data.frame em um geodata que contém as coordenadas dos locais dos dados e os valores dos dados. Para transformar esses dados, usaremos a função as.geodata
as.geodata
as.geodata é um método padrão que converte uma matriz ou um data.frame em um objeto da classe “geodata“. Os objetos da classe “geodata” são listas com dois componentes obrigatórios: coordenadas e dados.
A estrutura que as.geodata fornece é a seguinte:
coords.col e data.col serão os dois argumentos que usaremos em nosso tutorial,
coords.col: um vetor com os números das colunas correspondentes às coordenadas que os dados jura.pred fornece no nosso caso é Xloc e Yloc.
data.col: um escalar ou vetor com o número da coluna que desejamos obter o variograma, em nosso primeiro exemplo será (8) correspondente ao varavel dos dados jura.pred.
variog
a função variog() calcula o variograma, os argumentos utilizados nesta função são:
max.dist: O valor numérico que define a distância máxima para o variograma.
option: Defina o tipo de saída (bin, cloud, smooth).
A função legend() nos fornece uma legenda com a palavra omnidirecional que pode ser localizada no lado esquerdo ou direito do gráfico do variograma.
variog4
A função variog4 calcula variogramas para quatro direções, as direções escolhidas são , os argumentos utilizados nesta função são os seguintes:
direction: É um vetor com valores de quatro ângulos que indicam as direções para as quais o variograma será calculado
tolerance : valor numérico para o ângulo de tolerância.
unit.angle: Este argumento contém duas opções “degrees ” e ” radians“, isso depende do valor dos ângulos especificados nos argumentos anteriores.
2 Comments
Deixe uma resposta