Operadores
Na linguagem R, assim como em outras linguagens de programação, há os operadores, que podem ser classificados em: aritméticos, relacionais (comparações) e lógicos (Paradis, 2005, p. 25), conforme a Tabela 11.
Vamos tratar inicialmente dos operadores aritméticos. Lembrando que a operação é feita diretamente sobre os objetos. Os comandos seguintes executam diversas operações aritméticas entre dois vetores x e y. O Leitor pode conferir os cálculos efetuados.
Sobre os mesmos vetores, pode-se aplicar os operadores relacionais:
A aplicação dos operadores aritméticos e relacionais pode ser feita sobre dois vetores de comprimentos iguais ou diferentes, desde que o tamanho do maior vetor seja um múltiplo do menor. Os exemplos seguintes ilustram estas situações, sempre fazendo o vetor y duas vezes o vetor x. Aplicando-se os operadores aritméticos:
Agora, vamos aplicar os operadores relacionais:
A aplicação dos operadores lógicos retorna sempre um valor booleano: TRUE ou FALSE. No exemplo a seguir, tem-se dois vetores numéricos x e y, aos quais se aplicam os operadores lógicos.
Essa operação é feita se substituindo 0 (zero) por FALSE e qualquer número diferente de zero por TRUE, segundo a função as.logical(). Observe-se que os operadores & e | realizam o teste comparando os vetores, elemento por elemento, enquanto os operadores && e || aplicam o teste apenas para o primeiro elemento dos vetores.
Neste script os vetores eram ou numéricos ou lógicos, mas podem ser a mistura desses tipos.
Uma outra maneira de fazer este mesmo procedimento consiste em transformar os vetores numéricos como lógicos, conforme segue:
Próximo artigo sobre Linguagem R
Na sequência, o nosso próximo artigo irá tratar dos comandos condicionais, fundamentais na programação em qualquer linguagem de programação.
Para conferir os artigos anteriores sobre Elementos de Programação em Linguagem R , acesse o nosso blog.