em , ,

R na prática – parte 29

Gráficos em R

1.3.9  Função filled.contour()

 Trata-se do mesmo processo de obtenção de curvas de isovalores, mas com a diferença que as áreas entre duas curvas consecutivas são preenchidas por cores. A descrição da função filled.contour() e seus argumentos estão na Tabela P29.1.

O Script P29.1 faz a representação das curvas de nível preenchidas da topografia do conjunto de dados “volcano” (Figura P29.1). A paleta de cores escolhida foi a “terrain colors”. Observe-se que no default, os eixos de coordenadas X e Y variam de zero a um.

Tabela P29.1: Descrição da função filled.contour() e seus argumentos.

Existem várias paletas de cores. Nesse script foi usada a paleta “terrain.colors”. Outras paletas podem ser visualizadas no Script P29.2, que gera as cinco paletas de cores mais comuns.

Próximo artigo

Um recurso gráfico muito utilizado na representação de matrizes de dados 2D é o mapa imagem. Nesse sentido, o próximo artigo irá apresentar e exemplificar o uso da função image() da linguagem R.

Jorge Kazuo Yamamoto

Escrito por Jorge Kazuo Yamamoto

Prof. Dr. Jorge Kazuo Yamamoto, fundador da Geokrigagem, é geólogo, foi pesquisador do IPT e docente do Instituto de Geociências da USP, onde se aposentou como Professor Titular do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental. Atualmente, atua como Professor Sênior do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo – Escola Politécnica – USP. É responsável pela disciplina “Métodos geoestatísticos” na Pós-Graduação do IPT – Investigação do subsolo: Geotecnia e Meio Ambiente. Dedica-se ao ensino de geoestatística, com ênfase no desenvolvimento de algoritmos e pesquisa de novas aplicações, tais como: variância de interpolação, cálculo da variância global de depósitos minerais e correção do efeito de suavização da krigagem. Ultimamente, seu interesse está voltado para o ensino e divulgação da linguagem R.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Script – Parte 28 (Série R na Prática)

R na prática – Parte 30