em , , , ,

Sinopse do livro Estatística, Análise e Interpolação de Dados Geoespaciais, por Eduardo Freitas

Em tempos de grandes transformações e mudanças cada vez mais rápidas no planeta, os dados geoespaciais têm importância crescente para a tomada de decisão, e o correto tratamento deles é a chave para a extração de informações de valor.

Muito além da geoestatística, com esta obra o autor abrange desde a estatística em si e os conceitos de probabilidade, passando por análises e transformações de dados, métodos de interpolação, krigagem, e culminando em scripts completos em R, uma ferramenta livre, gratuita e acessível que tem ainda a possibilidade de interagir com outros programas estatísticos e bancos de dados. Desta forma, os leitores poderão, através desta obra e dos dados que são disponibilizados no site do autor, unir teoria e prática.

Muito além da geoestatística, com esta obra o autor abrange desde a estatística em si e os conceitos de probabilidade, passando por análises e transformações de dados, métodos de interpolação, krigagem, e culminando em scripts completos em R

Dados de drones, imagens de satélites, sensores em solo, mapeamento móvel, internet das coisas: se há poucos anos a coleta de dados geoespaciais se mostrava um obstáculo para os profissionais, hoje há abundância de dados e o novo desafio torna-se buscar sentido em um mar de informação, em distintas áreas, como agricultura de precisão, resolução de crimes, monitoramento ambiental, distribuição espacial de doenças, entre tantas outras que têm na geografia um importante aliado.

Com conteúdo denso, mas com didatismo, detalhismo e exemplos práticos, o autor desmistifica a estatística, a análise e a interpolação de dados espaciais, colocando poderosas ferramentas nas mãos dos leitores.

Eduardo Freitas, Engenheiro Cartógrafo, Técnico em Edificações, Especializando em VANTs e Drones para uso Civil. Coordenador de Conteúdo do MundoGEO e DroneShow

Confira o livro

Jorge Kazuo Yamamoto

Escrito por Jorge Kazuo Yamamoto

Prof. Dr. Jorge Kazuo Yamamoto, fundador da Geokrigagem, é geólogo, foi pesquisador do IPT e docente do Instituto de Geociências da USP, onde se aposentou como Professor Titular do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental. Atualmente, atua como Professor Sênior do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo – Escola Politécnica – USP. É responsável pela disciplina “Métodos geoestatísticos” na Pós-Graduação do IPT – Investigação do subsolo: Geotecnia e Meio Ambiente. Dedica-se ao ensino de geoestatística, com ênfase no desenvolvimento de algoritmos e pesquisa de novas aplicações, tais como: variância de interpolação, cálculo da variância global de depósitos minerais e correção do efeito de suavização da krigagem. Ultimamente, seu interesse está voltado para o ensino e divulgação da linguagem R.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...

0

Migração De Algoritmos para a Linguagem R

Gerador de Sistemas Lineares com Script em R