Isobel Clark - Practical Geostatistics 1979 Geokrigagem Retrospectiva da Geoestatística
em ,

Retrospectiva da Geoestatística VIII: Geoestatística Prática, por Isobel Clark (1979)

Resenha: Isobel Clark – Geoestatística Prática

Em 1979, Isobel Clark apresentou sua obra denominada “Geoestatística Prática” (“Practical Geostatistics“), que teve como objetivo fazer uma introdução à geoestatística para estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da indústria.

Clark, I. Practical Geostatistics. London, Applied Science Publishers. 129p.
Clark, I. Practical Geostatistics. London, Applied Science Publishers. 129p.

Este livro apresenta um conteúdo limitado ao variograma, relação volume-variância, estimativa e krigagem. Clark (1979, p. 11-15) mostra didaticamente o processo de cálculo de variogramas experimentais para dados regularmente distribuídos obtidos de uma campanha de sondagem para a pesquisa de um minério de ferro estratiforme, como reproduzido na Figura 1. Estes dados são usados até hoje para ilustrar o cálculo de variogramas experimentais.

Isobel Clark, Practical Geostatistics (1979), corpo de minério e malha de sondagem, reproduzidos de Clark (1979, p. 11-12).
Figura 1: Corpo de minério estratiforme (A) e malha de sondagem (B), reproduzidos de Clark (1979, p. 11-12).

 

 

 

 

Referência:

Clark, I. Practical Geostatistics. London, Applied Science Publishers. 129p.

 

 

Retrospectiva da Geoestatística VII: Monografia de J.-M. Rendu (1978)

 

 

 

 

Gosta de Geoestatística? Aprenda mais sobre seus conceitos:

Curso presencial de geoestatística aplicada na Geokrigagem, em São Paulo
Condições especiais para alunos e professores (40% de desconto)

 

Jorge Kazuo Yamamoto

Escrito por Jorge Kazuo Yamamoto

Prof. Dr. Jorge Kazuo Yamamoto, fundador da Geokrigagem, é geólogo, foi pesquisador do IPT e docente do Instituto de Geociências da USP, onde se aposentou como Professor Titular do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental. Atualmente, atua como Professor Sênior do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo – Escola Politécnica – USP. É responsável pela disciplina “Métodos geoestatísticos” na Pós-Graduação do IPT – Investigação do subsolo: Geotecnia e Meio Ambiente. Dedica-se ao ensino de geoestatística, com ênfase no desenvolvimento de algoritmos e pesquisa de novas aplicações, tais como: variância de interpolação, cálculo da variância global de depósitos minerais e correção do efeito de suavização da krigagem. Ultimamente, seu interesse está voltado para o ensino e divulgação da linguagem R.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tutorial: Como fazer krigagem ordinária no R

Geoestatística no R – Lição 33: Krigagem Ordinária

Retrospectiva da Geoestatística IX - David: David, M. 1988. Handbook of Applied Advanced Geostatistical Ore Reserve Estimation. Amsterdam, Oxford, New York, Tokyo, Elsevier.

Retrospectiva da Geoestatística IX: Manual de Geoestatística Avançada Aplicada à Estimativa de Reservas Minerais (David, 1988)