Artigo sobre o AggXtream, um simulador estocástico e dinâmico para o desenho e a otimização dos circuitos de britagem e classificação
em ,

O Desafio

Simulação de circuitos de britagem

por Octavio Deliberato Neto

[Versão em inglês]: Click here to read this article in English

O Desafio

Por muitos anos, a indústria de agregados e minerais industriais focou em aumentos de capacidade por meio da substituição de equipamentos, ou seja, com projetos de investimento, com pouco atenção voltada a extrair valor da miríade de informações disponível em seus sistemas de controle automático e bancos de dados internos.

Atualmente, reunir um grande volume de dados é relativamente simples, mas extrair conhecimento deles, nem tanto. Instrumentos de medição em tempo real, scanners, câmeras digitais e computadores, e uma abundância de outros dispositivos automáticos e semiautomáticos nos libertaram da enfadonha tarefa de registrar dados manualmente.

Adicionalmente, sistemas supervisórios e bancos de dados nos permitem armazenar grandes volumes de dados. Porém, John Naisbett estava certo:

“Estamos nos afogando em informações, mas famintos de conhecimento”.

A indústria mineral tem de começar a pensar diferente e trabalhar de maneira mais inteligente para resolver seus desafios de otimização de circuitos de cominuição.

E então?

Análises manuais não são mais viáveis. Gráficos e diagramas, ainda que muito úteis e certamente uma primeira abordagem, rapidamente mostram seus limites. Os simuladores atuais de circuitos de britagem e classificação para a indústria de agregados se baseiam em modelos empíricos, com dados médios de manuais de fabricantes e, frequentemente, apresentam significativos desvios em relação ao comportamento real das instalações.

Assim sendo, se nos recusarmos a aceitar esses softwares de balanços de massas teóricos como simuladores de processos e nos rendermos à grande quantidade de dados disponíveis nas instalações, devemos empregar simulações e técnicas assistidas por computador eficazes, com as quais a otimização dos circuitos de britagem e classificação possa ser simplificada ou mesmo automatizada até certo ponto.

Nossa resposta

Seja na otimização de circuitos existentes ou em novos projetos, o uso de simuladores de circuitos de cominuição tornou-se muito difundido. AggXtream foi criado nesse contexto, como um simulador estocástico e dinâmico para o desenho e a otimização dos circuitos de britagem e classificação, construído com os modernos modelos de balanço populacional e com rotinas de calibração desses modelos que recorrem a técnicas de inteligência artificial.

Vantagens da AggXtream

Dos muitos benefícios que podem ser obtidos de um projeto de modelagem e simulação com AggXtream, destacam-se:

  • MPIs – Mapas de Performance da Instalação: simples e poderosas visualizações dos grandes volumes de dados gerados das análises de sensibilidade, visando extrair um profundo conhecimento da planta e delinear estratégias de otimização de baixo custo e alto impacto;
  • Estratégias ótimas de controle e regras de operação em formato legível por humanos para os sistemas de controle automático;
  • Maximizar a produção das frações granulométricas de interesse;
  • Conhecer a capacidade máxima do circuito;
  • Obter a máxima relação de redução;
  • Diminuir a variabilidade do processo;
  • Reduzir o consume de energia;
  • Aproveitar melhor os revestimentos dos britadores;
  • Minimizar os inventários;

Tudo isso se converte em benefícios econômicos derivados do melhor uso dos ativos da empresa. Além disso, a capacidade de planejar e controlar a produção de forma muito mais precisa e otimizada pode reduzir o nível geral de estoques, o que significa custos operacionais mais baixos processos mais sustentáveis.

Aggstream simulador estocástico
Figura 1. Conceito de otimização com AggXtream & Analytics

 

[Versão em inglês]: Click here to read this article in English

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

como classificar recursos e reservas

Classificação de Recursos e Reservas Minerais – Parte 6: Esquemas de Classificação (Exemplo Prático)

Article about AggXtream, simulation of mineral processing systems

The Challenge